top of page
Buscar
  • matcienciatodos

Jobshadowing em Magdeburgo

Decorreu, entre os dias 29 de agosto a 2 de setembro de 2021, no âmbito do programa Erasmus+, um projeto de Job Shadowing, que envolveu três docentes do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria de Tomar, Portugal. A escola que recebeu os nossos docentes foi Ganztagsschule Zielitz Sekundarschule, em Zielitz - Magdeburg, na Alemanha.



Aqui fica uma reflexão dos professores participantes:

"O desafio de participar num Projeto ERASMUS+ em Job Shadowing, numa escola alemã, foi sempre assumido como uma franca possibilidade de podermos vir a melhorar as nossas competências pessoais e profissionais, visando assim contribuir para o sucesso escolar dos alunos.

Acresce que a partilha de estratégias/metodologias inovadoras e diversificadas, bem como de recursos diversos terá, seguramente, implicações em contexto de sala de aula, propiciando, reciprocamente, experiências muito enriquecedoras.

Importa ainda referir que este tipo de projetos mobiliza, igualmente, competências várias ao nível das relações interpessoais e sociolinguísticas que são de extrema relevância para a nossa prática letiva e que terão, necessariamente, repercussões na interação com o nosso público-alvo, os nossos alunos.

Num mundo tão complexo quanto aquele em que em que nos inserimos, em que o paradigma da mudança e renovação constantes é uma realidade, a postura atitudinal dos docentes terá sempre que passar, a nosso ver, pela abertura a experienciar outras vivências. Confrontar-se com a diferença, ser versátil e flexível são práticas que se perpetuam no nosso dia a dia na escola.

A presente mobilidade realizada constituiu, assim, inequivocamente, uma mais-valia para que o nosso contributo possa vir a possibilitar o desenvolvimento de um agrupamento cada vez mais inclusivo, inovador e multicultural, em que o bem-estar e o sucesso educativo sejam uma constante."






17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page