O AGRUPAMENTO

O Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria pretende ser uma unidade orgânica de referência, a nível local e nacional, inovadora nas suas propostas e práticas pedagógicas, bem como na formação de cidadãos críticos, conscientes e empreendedores, comprometendo-se a proporcionar aos seus alunos uma educação que lhes permita posicionar-se no mundo e preparar-se para a sua diversidade, complexidade e imprevisibilidade, dotando-se de indispensável informação, conhecimento, capacidade de adaptação e superação, para ter uma existência feliz.

Localiza-se em Tomar, a cerca de 120 km de Lisboa.

Tem cerca de 2200 alunos de 3 a 18 anos de idade do jardim de infância ao ensino secundário. Os alunos da escola são distribuídos por 15 escolas. 23% deles têm problemas económicos, 7% são estudantes com necessidades educativas especiais e 19 estudantes são autistas. Existem cerca de 220 professores e 80 auxiliares educativos. Temos ainda 2 psicólogos, terapeuta da fala e hipoterapia.

O Agrupamento possui duas unidades de ensino estruturado para a educação de alunos com perturbação do espectro do autismo (UEEEPEA) que dão uma resposta educativa especializada e que concentram grupos de alunos de qualquer nível de ensino, que manifestem esta problemática, oriundos de todo o concelho. Estas unidades estão sediadas uma, na Escola EB 2,3 D. Nuno Álvares Pereira e outra, no JI e EB 1 Raul Lopes. Estas unidades promovem a participação dos alunos com perturbação do espectro do autismo nas atividades curriculares e de enriquecimento curricular junto dos pares da turma a que pertencem, intervindo ao nível da articulação da Escola com a comunidade e com os pais e organizam, eventualmente, o seu processo de transição para a vida pós-escolar.

O Agrupamento funciona também como “agrupamento de referência” para a colocação de docentes no âmbito da intervenção precoce das crianças dos concelhos de Tomar e de Ferreira do Zêzere, assegurando a articulação com os serviços de saúde e da segurança social e reforçando a equipa técnica que presta serviços no âmbito da intervenção precoce na infância designada por Equipa de Intervenção Precoce de Tomar e Ferreira do Zêzere.

 

Para além dos cursos normais de procedimentos de estudos, existem dois cursos profissionais, um de Multimédia e outro de Turismos.

De modo a desenvolver nos jovens determinadas competências mais abrangentes, as escolas com 2º e 3º ciclos e ensino secundário oferecem vários clubes e projetos, nos quais todos os alunos podem participar, visando o seu enriquecimento cultural, científico, social e físico.

 

No espaço existe um Centro de Formação de Professores, que organiza formação nos Concelhos de Tomar, Ourém e Ferreira do Zêzere.

Logotipo 7_edited.png